O que fazem os cirurgiões vasculares?
Cirurgiões vasculares são especialistas altamente treinados para tratar doenças do sistema vascular. Seus vasos sanguíneos – artérias que transportam sangue rico em oxigênio e veias que levam sangue de volta ao coração – são as “ruas e avenidas” do sistema circulatório. Sem o contínuo fluxo de sangue, seu corpo não pode funcionar. Condições como o endurecimento das artérias podem criar “engarrafamentos” em seu sistema circulatório, obstruindo o fluxo de sangue para qualquer parte do corpo.
Um cirurgião vascular faz muito mais do que cirurgias.
Um cirurgião vascular garante que os pacientes com problemas de saúde vascular conheçam e compreendam todas as suas opções de tratamento. Em resumo, os cirurgiões vasculares podem fazer cirurgias, mas eles atendem e tratam muitos pacientes que não necessitam de cirurgia. Muitos problemas vasculares podem ser tratados com medicação ou exercício.
Um cirurgião vascular é capaz de fazer todo o tipo de procedimento.
Alguns especialistas são treinados em algumas técnicas específicas de intervenções vasculares. Os cirurgiões vasculares são capacitados em todas as técnicas de tratamento: cirurgia aberta de maior complexidade e em procedimentos endovasculares minimamente invasivos. Há pacientes que se beneficiam de uma técnica cirúrgica, outros da técnica alternativa e alguns, ainda, que podem ser tratados sem cirurgia. Os cirurgiões vasculares, por dominarem todas as técnicas de tratamento, podem indicar e fazer a melhor alternativa para cada caso.
Um cirurgião vascular constrói relações com os pacientes.
Muitas vezes os pacientes são tratados por um médico devido um problema específico de saúde. Após o final do tratamento, essa relação é finalizada. Um cirurgião vascular, por outro lado, pode ser alguém que o trata de forma contínua por décadas. Um cirurgião vascular muitas vezes tem relações de longo prazo com os pacientes, porque a doença vascular pode ser uma condição de longo prazo. Se você tem doença vascular, você pode confiar em um cirurgião vascular para se preocupar com a sua saúde a longo prazo e considerar todas as suas opções de tratamento.
Cirurgiões vasculares tratam veias e artérias em todas as partes do corpo, exceto o cérebro e o coração.
Os cirurgiões vasculares, por exemplo, tratam as artérias carótidas, localizadas no pescoço, a aorta, que fica no tórax e no abdome, além das artérias e veias dos braços e pernas.
Como eu sei que preciso ver um cirurgião vascular?
Muitas vezes, os pacientes são encaminhados para um cirurgião vascular pelo seu médico de cuidados primários. A principal causa de doenças arteriais periféricas é a aterosclerose, que também provoca problemas coronarianos e AVC – acidente vascular cerebral (“derrame”). Assim, o cardiologista que acompanha um paciente com doença nas coronárias pode identificar ou suspeitar de um problema arterial em outra localização e encaminhá-lo a um cirurgião vascular. A mesma situação pode acontecer com o neurologista que trata de um paciente com AVC, que tem entre as principais causas uma obstrução da artéria carótida.
A própria obstrução da carótida, assim como doenças como aneurismas arteriais, podem não trazer sintoma algum, aparecendo em exames realizados para investigação de outras doenças. Quando identificados, os médicos que solicitaram tais exames encaminham os pacientes para um cirurgião vascular.
Em outras situações, como acontece com as varizes ou vasos menores que causam incômodo estético, o paciente acaba procurando diretamente a assistência de um cirurgião vascular. Dores nas pernas e inchaço levam também frequentemente o paciente a procurar espontaneamente um cirurgião vascular.
Se você está em uma categoria de alto risco, como são os fumantes, os diabéticos e os hipertensos, você pode ser um candidato para se tornar paciente de um cirurgião vascular, mesmo que não tenha nenhum problema circulatório, mas visando prevenir estas doenças.
As informações contidas neste site não se destinam, e não devem ser invocadas, como um substituto para aconselhamento médico ou tratamento. É muito importante que os indivíduos com problemas de saúde específicos consultem seu médico.