Trombose Venosa Profunda : Médicos Precisam estar Alertas
Os clínicos gerais e médicos estão sendo instados a desenvolver um olhar cuidadoso sobre as condições potencialmente mortais da trombose venosa profunda (TVP), porque os sinais e sintomas da TVP são inespecíficos e geralmente difíceis de diagnosticar, de acordo com uma revisão publicada no Medical Journal of Australia.
“A revisão descobriu que a apresentação clínica da TVP é frequentemente inespecífica e o diagnóstico preciso exige uma integração cuidadosa da avaliação clínica, da avaliação da probabilidade pré-teste e do teste diagnóstico objetivo”, explica o cirurgião vascular, Prof. Dr. Antonio Zerati.
Os sinais e sintomas da TVP incluem dor localizada, inchaço, vermelhidão e veias dilatadas próximas à superfície da pele. Os pesquisadores destacam que a anticoagulação continua sendo o tratamento padrão para TVP.
“A escolha do anticoagulante deve considerar questões médicas como eficácia, segurança, função renal e hepática e medicamentos concorrentes. Além disso, questões práticas como disponibilidade, familiaridade de uso, preferência do paciente e custo devem ser consideradas”, diz o cirurgião vascular.
Meias de compressão demonstraram ter um efeito benéfico após o diagnóstico. Em casos raros, podem ser considerados dispositivos para interromper a migração dos coágulos sanguíneos, tratamentos para dissolver os coágulos ou ainda uma cirurgia para removê-los.
As situações que provavelmente afetam a escolha do agente anticoagulante e a duração do tratamento incluem TVP que ocorre em mulheres grávidas, TVP em pacientes com câncer, TVP da perna, TVP recorrente, distúrbios autoimunes como a síndrome antifosfolípide ou a trombose venosa superficial.
“O diagnóstico da TVP exige um alto índice de suspeita porque os sintomas e os sinais geralmente não são específicos. A anticoagulação continua a ser a pedra angular da terapia. O anticoagulante ideal e a duração da terapia são determinados pela avaliação clínica”, afirma Zerati.