Aneurismas

Aneurisma

Um aneurisma é um alargamento anormal ou um inchaço de uma parte de uma artéria devido à fraqueza na parede do vaso sangüíneo.

Causas

Não estão exatamente claras  as causas dos aneurismas. Alguns aneurismas estão presentes no nascimento (congênitos).  Em outros casos, defeitos em algumas das partes da parede da artéria podem ser os responsáveis pela formação dos aneurismas.

Os locais mais comuns para o aparecimento dos aneurismas incluem:

  • A artéria principal do coração: aorta;
  • O cérebro: aneurisma cerebral;
  • A perna, aneurisma da artéria poplítea, atrás do  joelho;
  • O intestino: aneurisma da artéria mesentérica;
  • Uma artéria no baço: aneurisma da artéria esplênica.

A pressão arterial alta e os níveis elevados de colesterol podem aumentar o risco de certos tipos de aneurismas.  A pressão arterial elevada é fator relevante para aneurismas da aorta abdominal.  A doença aterosclerótica (acúmulo de colesterol nas artérias) também pode levar à formação de alguns aneurismas. E por fim, a gravidez é muitas vezes ligada à formação e ruptura de aneurisma da artéria esplênica.

Sintomas

Os sintomas dependem da localização do aneurisma. Se o aneurisma ocorre próximo à superfície do corpo, dor e inchaço com uma massa pulsátil são muitas vezes vistos. Aneurismas dentro do corpo ou do cérebro, muitas vezes, não causam sintomas. Se um aneurisma se rompe, baixa pressão arterial, freqüência cardíaca elevada e tontura podem ocorrer. O risco de morte depois de uma ruptura é alta.

Exames

O cirurgião vascular pode diagnosticar o aneurisma por meio de um exame físico e confirmá-lo por meio de uma tomografia computadorizada ou por um ultrassom.

Tratamento

A cirurgia é geralmente recomendada. O tipo de cirurgia  depende dos sintomas do paciente e do tamanho e tipo de aneurisma. Alguns pacientes podem ser submetidos à cirurgias endovasculares para implante de um stent. O stent é um pequeno tubo usado para manter aberta uma artéria ou reforçar a sua parede. Este procedimento pode ser feito sem um grande corte, de modo que a recuperação é mais rápida do que na cirurgia convencional. É importante saber   que nem todos os pacientes com aneurismas são candidatos ao implante de stent.

Prognóstico

Com uma correção cirúrgica bem sucedida, a perspectiva é muitas vezes excelente, de plena recuperação.

Possíveis complicações

As principais complicações do aneurisma incluem:

  • Compressão de estruturas vizinhas, como nervos, o que pode levar à fraqueza e dormência (mais comum com aneurismas que ocorrem na artéria atrás do joelho);
  • Infecção, que pode levar à ruptura do aneurisma, que pode causar sangramento maciço que pode levar à morte. O sangramento maciço é comumente visto em aneurismas da aorta abdominal, aneurismas da artéria mesentérica e aneurismas da artéria esplênica. Já a ruptura dos aneurismas cerebrais pode causar incapacidade, acidente vascular cerebral e morte.
Agende pelo WhatsApp! (11) 98315-9984