Varizes: Altura da Pessoa Pode ser Fator de Risco

Quanto mais alto você é, maior a probabilidade de desenvolver varizes, informa um estudo conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, que examinou os genes de mais de 400.000 pessoas em busca de pistas sobre o que causa essa condição comum, mas pouco compreendida.

“Genes que predizem a altura de uma pessoa podem estar na raiz desta ligação entre altura e varizes e podem fornecer pistas para o tratamento da doença. O estudo também identificou 30 genes ligados à doença varicosa e a uma forte correlação genética com a trombose venosa profunda. O estudo foi publicado no jornal Circulation”, afirma o cirurgião vascular, Prof. Dr. Antonio Zerati.

As veias varicosas são veias dilatadas e tortuosas que podem ser percebidas logo abaixo da pele, geralmente nas pernas. Mais de 30 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm varizes. Embora as varizes sejam condição frequentemente rotulada apenas como um incômodo estético, elas podem causar sintomas como dor, sensação de cansaço e inchaço nas pernas. Além disso, podem estar associadas a doenças graves, como a trombose venosa profunda.

“As varizes são muito prevalentes, mas surpreendentemente pouco se sabe sobre a sua biologia. Não há terapias médicas que possam preveni-las ou revertê-las, uma vez formadas.”, explica o Prof. Dr. Antonio Zerati.

Os pesquisadores usaram dados do UK Biobank – um banco de material genético no Reino Unido que investiga a contribuição da predisposição genética associada à exposição a fatores ambientais no desenvolvimento de doenças – para procurar por fatores de risco para o desenvolvimento de varizes. Usando recursos de inteligência artificial, os autores analisaram os dados de 493.519 indivíduos.

“O estudo confirmou a influência na predisposição à doença varicosa de alguns dos fatores de risco atualmente estabelecidos, como a idade (aumento do risco com o passar dos anos), sexo feminino, excesso de peso, gravidez e histórico de trombose venosa profunda”, informa o cirurgião vascular.

Mas a correlação encontrada entre a altura e a condição foi inesperada, disseram os pesquisadores.

Quando a altura emergiu da análise como um possível fator de risco, os pesquisadores realizaram mais testes para ver se esta era uma causa real para a doença, usando análises de randomização mendeliana, uma técnica estatística para determinar os efeitos causais.

“Os resultados sugerem fortemente que a altura é uma causa, não apenas um fator correlato, mas um mecanismo subjacente que leva ao desenvolvimento de veias varicosas.”, explica o médico.

Prof. Dr. Antonio Zerati

Por:

ANTONIO EDUARDO ZERATI – CRM 87065 CIRURGIÃO VASCULAR E ENDOVASCULAR; DOUTOR EM CIÊNCIAS PELA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; PROFESSOR LIVRE-DOCENTE PELA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; SÓCIO TITULAR – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR (SBACV) http://sbacvsp.com.br/; MEMBRO DA SOCIETY FOR VASCULAR SURGERY (EUA) https://vascular.org/.

Agende pelo WhatsApp! (11) 98315-9984