Varizes: Qual o Melhor Tratamento?

Mais de 40 milhões de americanos sofrem com varizes, que podem ser dolorosas, causar incômodos estéticos, dentre outros problemas. A eliminação das varizes pode ser feita por diversas técnicas, como a remoção cirúrgica, a termoablação com laser ou radiofrequência e a escleroterapia com espuma. Ainda há controvérsia a respeito da melhor opção.

Agora, pesquisadores britânicos relatam que a ablação a laser e a cirurgia parecem ser melhores opções do que a escleroterapia com espuma guiada por ultrassom. “A remoção cirúrgica das varizes e o tratamento minimamente invasivo com laser mostraram-se mais eficazes”, defendem os autores de um estudo, publicado no New England Journal of Medicine. “Quando os pesquisadores falam do melhor tratamento, estão se referindo à satisfação do paciente nos cinco anos após o procedimento”, explica o cirurgião vascular, Dr. Antonio Zerati. 

Um pouco mais sobre varizes 

Os tratamentos para varizes têm como objetivo remover as veias doentes da circulação, fazendo com que o fluxo seja mantido apenas pelas veias normais.  Na ablação a laser, o médico usa o calor do laser para fechar a veia afetada. Este procedimento pode ser indicado no tratamento de veias safenas doentes, por exemplo, evitando cortes na pele e diminuindo os hematomas. Na cirurgia, as veias dilatadas são removidas através de pequenos cortes na pele, com bom resultado estético.  Na escleroterapia com espuma, o cirurgião injeta uma solução na veia, que bloqueia a circulação do sangue por esse vaso, forçando o sangue a encontrar uma rota alternativa. Esse procedimento geralmente leva várias sessões e pode ser feito em um consultório médico. A escleroterapia com espuma, entretanto, traz um risco maior de surgimento de manchas na pele em comparação com as outras técnicas.

Para realizar o estudo, os pesquisadores avaliaram aleatoriamente cerca de 800 pacientes com varizes tratados por ablação a laser, escleroterapia com espuma ou cirurgia.  Os quase 600 pacientes que responderam ao questionário mostraram que o nível de qualidade de vida era mais satisfatório naqueles tratados com termoablação a laser e cirurgia do que nos submetidos à escleroterapia com espuma.

“Para pacientes com varizes, há diversas formas de tratamento disponíveis. Não existe uma única melhor técnica para todos os casos. Dependendo de quais veias estão doentes, da constituição física de cada paciente e de diversos outros fatores, uma técnica pode ser superior à outra.”, diz o Dr. Antonio Zerati.

Avatar

Por:

O autor não escreveu ainda

Agende pelo WhatsApp! (11) 98315-9984